Na sequência do colapso do top na via
"THP", informam-se os escaladores que a via se encontra agora sem
ancoragens fixas.
Esta via (THP), e as vias "Monstro", "Tridente", "Supercrack", "Pata-agonia", “Via do Tó” e "Fucalhão” são as vias mais antigas de Casal Pianos, alguns anos anteriores ao impulso de equipamento iniciado a finais de 2009.
Como medida preventiva , os tops destas vias serão desequipados e, progressivamente, também os de outras vias que venham a identificar-se como duvidosas.
Sugere-se
a todos os que se proponham escalar em Casal Pianos que
- verifiquem e confirmem, em tempo, se as vias que se propõem escalar têm ancoragens para descer;
- na medida do possível, adequem a frequencia de proteção à aproximação ao top, evitando os chamados runouts;
- antes de confiar algum peso nas ancoragens, sugere-se que os utilizadores se familiarizem com as técnicas de recurso de descida de vias com fixações de resistência duvidosa (prusik, destrepe, protecções naturais, etc.);
- verifiquem e confirmem, em tempo, se as vias que se propõem escalar têm ancoragens para descer;
- na medida do possível, adequem a frequencia de proteção à aproximação ao top, evitando os chamados runouts;
- antes de confiar algum peso nas ancoragens, sugere-se que os utilizadores se familiarizem com as técnicas de recurso de descida de vias com fixações de resistência duvidosa (prusik, destrepe, protecções naturais, etc.);
- se
considere a possibilidade de montar tops provisórios e fiáveis, com
equipamentos pessoais;
- não
se comprometa o espaço utilizável para instalação de tops, em muitos casos
bastante limitado, com soluções de reequipamento (ou retroequipamento) igual ou inferior ao que já se encontrava instalado;
-
qualquer reequipamento deve ser levado a cabo por pessoa capacitada e apta a
assumir os riscos inerentes à operação;
- os utilizadores incorporem as preocupações pela
gestão deste risco e difundam a informação a outros visitantes - esta será a
forma mais eficaz de evitar acidentes.
A
situação especial de corrosão que se verifica nas ancoragens inox, qualquer que seja a sua aleação, tem afetado vias expostas a ambiente marinho, em vários
locais do mundo e a orla costeira de Portugal não é excepção.
A restituição às condições de segurança e comodidade habituais das ancoragens, depende da capacidade de todos os interessados em reunir os diversos recursos para a substituição por equipamentos com melhores garantias.
A restituição às condições de segurança e comodidade habituais das ancoragens, depende da capacidade de todos os interessados em reunir os diversos recursos para a substituição por equipamentos com melhores garantias.
algumas ligações:
1 comentário:
Via "Umbiguidade dos critérios" - retirados 3 chapas das quatro de progressão. Ficou a primeira apenas.
Foi limpa a fissura quase cega, agora a proteger com alien azul/c3#3, alien verde/ c3#4, c4#0.4... ou equivalentes
Foi feita carga e tração em cada uma das fixações do top sem problemas(A4/2009). 30.11.2014
F.P.
Enviar um comentário