quarta-feira, 1 de abril de 2009

Super – encadeamento no Meio-Mango !!!


Atirem foguetes ao ar! Abram-se as garrafas de champanhe! Um dos membros do SEA encadeou hoje a via mais dura da nova escola de escalada do Meio-Mango… Mas não só a mais dura do Meio-Mango mas de Portugal inteiro!

O quê!? Como!? Quem!? Quando!? E sobretudo, quanto???

Pois nada mais nada menos que a via AVC2 tombou às mãos do super-escalador Leo! A primeira proposta de 8c+ de Portugal!!! Mas vamos por partes e para se aperceberem melhor deste grandioso encadeamento, nada melhor do que falar com o protagonista. E foi o que fizemos numa breve entrevista que transcrevemos em primeira-mão aqui para o SEA.

SEA: Como é que é Leo? Estás chéché de vez!? 8c+!? 8c+!? Que história é essa? Não achas exagerado falar desses números quando o escalador comum debate-se com vias de 7a e 7b?

Leo: Bom. Na verdade e como de costume nestas coisas, 8c+ é uma proposta. Quem repetir poderá encontrar maneiras mais fáceis de resolver a via, mas como deves calcular eu não atirei com esse número para o ar! Género, “deixa cá ver se pega!”. O que acontece é que fiz as contas à via (e à vida, lol), ou seja, comparei-a com as minhas referências de vias duras que provei ou encadeei.

SEA: E qual foi o resultado dessas contas de cabeça? Dá-nos aí uns exemplos das comparações que fizeste.

Leo: Epá! Por exemplo, esta via, a AVC2 põe a Pata Negra num chinelo. É verdade que muita gente fala dessa via como 8b+, mas mesmo assim, não são comparáveis. Em Portugal apenas temos a acção-reacção, que realmente é bastante dura, mas que por outro lado é de um estilo diferente desta. Sinceramente, estou convencido que se trata de um 8c+. Mas atenção, se me enganar, também no pasa nada!

SEA: Já agora descreve-nos essa via e o que te custou.

Leo: São 40 metros non-stop de apertanço em médio extraprumo, Muitos passos técnicos em regletes duras, intercalados com secções explosivas de rebentar! O que me custou mais foi um último passo na zona do top. Para teres uma ideia, são duas regletes mitradas, com um calcanhar na mão direita e um dinâmico duríssimo de esquerda para uma invertida vincadinha! Mas basicamente o duro está na quantidade de passos duros, uns atrás dos outros! Quanto ao que me custou, foram mais de quarenta pegues ao longo de 3 a 4 semanas. Primeiro comecei por encadear a via até uma 1ª reunião que é um 8a duro. E depois foi insistir à morte nos 25 metros da segunda parte. É preciso ver também que a humidade influencia muito a via. Hoje estava um dia perfeito e a rocha aderia como fontainebleau.

SEA: Fosga-se! Parabéns Leo!

Leo: Obrigado! Ah, é verdade e obrigado ao Nuno Pinheiro que abriu este avião internacional! E outra coisa, o nome AVC2 fica a matar para esta via. Houve alturas em que parecia que o coração ia estoirar.

Infelizmente não temos nenhuma foto do mutante na via inumana, mas aqui fica uma de quando ainda era fraquinho e pensava que a via Pata Negra era dura, agora "cheira a leite"

6 comentários:

tiago disse...

Parabéns ao Nuno pelo equipamento e ao LEO pela super-cadena!!

;)

sesa disse...

muitos parabéns! continua.

chb disse...

Parabéns bitxo!

Agora é fazer o 8c cá em Sagres pra teres mais uma via pra comparares...

E que venha o próximo!

Aperta!

Animado e Spagurja disse...

É assim mesmo Leo!
Aquele abraço
João Animado

tiago disse...

Boa, não fui o único TOTÓ que não se lembrou que era dia das mentirass...isto há mesm dias para tudo..lol

Gonçalo disse...

Parabens!

Se o coração ia rebentar a via devia chamar-se Enfarte2. Ehehe